Se você aprecia vinhos e está buscando por um novo destino para um próximo passeio, o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, pertinho de Curitiba, é a escolha perfeita.
Os visitantes têm acesso ao melhor do enoturismo e do turismo rural, com atrações imperdíveis e capazes de agradar pessoas de todas as idades.
O Caminho do Vinho é uma tradicional rota de turismo rural do Paraná, especificamente em São José dos Pinhais, próximo à capital do estado. Atualmente, mais de trinta propriedades familiares participam da programação oferecendo diversas atrações, como artesanatos locais, passeios por vinícolas, pesque-pague e até minhocário.
Boa parte do charme desta rota está no fato de as tradições italianas, fruto tanto da colonização quanto do processo migratório, serem cuidadosamente preservadas, não só na arquitetura, mas também no manejo de todo o processo de produção dos vinhos, por exemplo. Além disso, gerações de algumas famílias de origem italiana residem nessas propriedades até o momento, como é o caso dos Bortolan, dos Juliatto e dos Daldin.
Vinícolas
Para os amantes do enoturismo, o que não pode faltar são boas vinícolas para se visitar e provar bons vinhos.
O Caminho do Vinho conta com a participação de oito propriedades preparadas para receber os turistas da melhor forma e com toda a estrutura necessária para proporcionar experiências inesquecíveis.
Dentre as quase dez vinícolas que compõem a rota está a Adega Bortolan, da família Bortolan, que inicia o caminho com sua imponente e tradicional construção de pedra, apresentando aos visitantes o excelente trabalho que já desempenham há mais de oitenta anos. Mais recentemente, a cartela de produtos oferecidos pela Adega Bortolan aumentou, o que fez com que atraísse ainda mais fãs país afora.
No ano de 1877, a família Pissaia, natural da Província de Vêneto, Itália, chegou ao Brasil sem ter ideia do quanto se destacaria na produção de vinhos em solo brasileiro. Suas especialidades são os vinhos, tanto brancos quanto tintos e nas variações seco e suave. Hoje, também é possível encontrar por lá queijos, doces, salames e outras opções de produtos coloniais nos Vinhos do Vô Vito.
Café Colonial
É claro que não poderia faltar uma boa gastronomia para deixar o Caminho dos Vinhos ainda mais interessante e boa parte desse toque a mais vem justamente das cinco deliciosas opções de café colonial.
O Café Colonial Caminhos do Bosque, por exemplo, oferece aos turistas diversos pratos das culinárias italiana, rural e polonesa em um saboroso buffet assinado pelo Vanille Café Colonial, tudo isso com uma belíssima vista da natureza ao redor. Para quem viaja com crianças, vale lembrar que o local conta com espaço kids.
Restaurantes
Ao todo, o Caminho do Vinho conta com dez opções de restaurantes com refeições bem servidas e muito saborosas que costumam agradar até mesmo os paladares mais exigentes.
Um dos restaurantes que fazem parte da rota é o Sol e Lua, que pertence à família Przybycien e oferece aos seus clientes comida com tempero caseiro e muita hospitalidade. As carnes, uma das especialidades da casa, são assadas na hora e chegam quentes e frescas às mesas.
Queijaria Sapori Italiani
Outra atração interessante é a Queijaria Sapori Italiani, com suas apetitosas produções de queijos artesanais, dentre as quais se destacam o queijo do tipo caciocavallo, o queijo trança, o queijo meia cura colonial e a ricota típica da Itália em uma apresentação cremosa. Vale a pena conhecer o local e provar das suas delícias.
KIA SULPAR
Quem conhece sabe que o Grupo Sulpar sempre supera as expectativas quando o assunto é qualidade e bom atendimento. O que algumas pessoas ainda não sabem é que o site da Kia Sulpar conta com um blog recheado de posts incríveis como este — cuidadosamente preparados para ajudar os clientes em seu cotidiano.
Visite o Blog da Kia Sulpar e aproveite as nossas dicas.