É fundamental saber o momento certo para trocar os pneus do carro e evitar possíveis acidentes. Afinal de contas, os pneus tem a sua devida importância para garantir o bom funcionamento do automóvel no trânsito.
Negligenciar a troca dos pneus e andar com eles “carecas”, pode acabar em dor de cabeça. É uma infração de trânsito considerada grave e será necessário pagar uma multa, além de receber cinco pontos na carteira de habilitação e ter seu carro retido pelas autoridades.
Qual o momento certo para trocar os pneus?
Tudo depende diretamente da maneira como você utiliza o automóvel, já que isso pode influenciar nas condições em que a borracha se encontra. De maneira geral, é recomendado realizar a troca dos pneus com aproximadamente 60.000 quilômetros rodados.
Qual o limite para uso dos pneus?
A maneira mais eficaz para determinar se já é o momento certo para trocar os pneus do seu veículo é observando os sulcos, que são aqueles riscos contidos na borracha. Eles são os responsáveis por ampliar a aderência do pneu em contato com o asfalto, além de garantir a refrigeração da borracha e o dreno da água.
Conforme o tempo vai passando, os sulcos diminuem por conta do desgaste, reduzindo proporcionalmente a aderência. Em decorrência disso, a recomendação é que o condutor realize a troca dos pneus quando a profundidade dos sulcos chegar próximo a 1,6 milímetros.
Qual a validade de um pneu?
Muitas pessoas desconhecem essa informação, mas a verdade é que os pneus possuem uma data de validade, que compreende o prazo máximo de cinco anos após a data de fabricação que pode ser verificada na lateral do pneu.
O que fazer para diminuir o desgaste do pneu?
Todo atrito criado entre a borracha e o asfalto gera um certo desgaste no pneu, não há dúvidas quanto a isso. Todavia, existem algumas medidas capazes de diminuir esse consumo e aumentar a vida útil. Veja abaixo algumas delas:
-
Utilizar somente pneus iguais: Muitas pessoas não se atentam a isso na hora de trocar os pneus. Modelos diferentes poderão afetar a direção do automóvel de várias maneiras. Por isso, é imprescindível que os quatro pneus sejam do mesmo fabricante.
-
Alinhamento e balanceamento: São duas ações bem conhecidas entre os condutores, que por sinal colaboram com a diminuição do desgaste dos pneus. Para identificar o momento ideal para realizar esses procedimentos, basta observar se o carro possui alguma tendência em virar para os lados mesmo quando o volante estiver totalmente reto.
-
Calibragem dos pneus: Algo muito simples e bem rápido de se fazer, é recomendado realizar a calibragem dos pneus a cada 15 dias. Manter os pneus devidamente calibrados diminui o desgaste do pneu, além de ajudar a diminuir o consumo de combustível, já que precisará de menos esforço para o carro se movimentar.
-
Evitar excesso de peso: Quando você anda com muito peso em seu veículo, automaticamente estará aumentando o desgaste do pneu. Isso ocorre porque todo peso extra tende a forçar o veículo em direção ao chão, proporcionando um aumento de atrito entre o pneu e o asfalto. Sendo assim, procure retirar tudo aquilo que não for necessário para o seu automóvel.
Kia Sulpar
A manutenção realizada corretamente garante qualidade e segurança ao veículo. A Kia Sulpar dispõe de diversos serviços, entre eles a assistência técnica de seu Kia, realizada com profissionais treinados.
As peças são originais e o trabalho é feito de acordo com o manual de garantia do veículo.
Clique aqui e saiba mais.