No dia a dia o principal meio de locomoção são os automóveis, de diferentes tamanhos. Seja um veículo particular ou um transporte coletivo, quase todas as pessoas dependem deles para ir ao trabalho, fazer compras ou realizar diversas outras atividades.
Sabemos, no entanto, que devido ao combustível utilizado, os veículos emitem gases poluentes à medida que funcionam. Tais gases prejudicam a saúde humana e o meio ambiente. Para minimizar a emissão desses poluentes, foi criado um sistema de injeção eletrônica.
Qual a função da injeção eletrônica?
O sistema de injeção eletrônica de combustível foi desenvolvido para melhorar o consumo de combustível e diminuir a emissão de partículas poluentes pelo escapamento.
Durante a condução do veículo, o sistema de injeção eletrônica gerencia a entrada de ar e combustível na câmara de combustão, espaço localizado no motor do veículo que tem a função de queimar a mistura de ar e combustível para gerar energia.
Esse gerenciamento é feito de forma controlada devido a presença de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, considerando variáveis como velocidade, temperatura e pressão e, com base nisso, ajusta o envio de combustível.
Como a entrada da mistura ar-combustível ocorre de maneira equilibrada, o processo de combustão é mais eficaz. Isso garante maior desempenho e eficiência energética e, consequentemente, o nível de emissões de poluentes é reduzido.
Vale ressaltar que, a injeção eletrônica também controla o tempo de ignição, a marcha lenta e, dependendo do veículo, as válvulas.
Componentes da injeção eletrônica
Para realizar todo esse processo, a injeção eletrônica conta com um sistema bastante eficiente. Já mencionamos que há em sua estrutura um chip que controla a entrada de ar e combustível no motor, mas ele não é o único elemento.
Confira abaixo os principais componentes do sistema de injeção eletrônica de um carro:
1. Sensores
A função dos sensores é analisar o funcionamento do motor e enviar as informações para a central.
2. Central de Informações
Também conhecida como unidade de comando, a central de informações armazena dados importantes do veículo. Então, se ocorrer uma pane elétrica no carro é nela que todas as informações estarão registradas.
É ainda, função da central, controlar o motor e a injeção de combustível. Esse controle é feito a partir das informações recebidas dos sensores (pressão, proporção dos reagentes que queimam o combustível e temperatura).
3. Atuadores
Os atuadores, por sua vez, são responsáveis pela alimentação e queima do combustível no motor. Eles funcionam a partir do recebimento de comandos enviados pela central de informações.
Injetores de combustível, bomba de combustível, motor de passo, ventoinha de arrefecimento e bobina de faíscas são alguns exemplos de atuadores. Tais componentes retificam o ponto de ignição e o comando das válvulas e adaptam a marcha lenta.
Kia Sulpar
O comprometimento com os valores éticos e com o meio ambiente é uma das principais preocupações do Grupo Sulpar, que está há 50 anos no mercado.
Quem deseja comprar carros KIA, vai encontrar na Kia Sulpar o melhor atendimento e qualidade de serviço. Basta escolher uma opção para adquirir seu novo automóvel com injeção eletrônica!
Para saber mais clique aqui.