O consórcio é, certamente, uma das melhores formas de se adquirir o tão sonhado veículo novo.
Nessa modalidade, um grupo de pessoas se autofinancia e constrói um caixa comum, depositando parcelas mês a mês. Dessa forma, cada uma delas, aos poucos, é contemplada com uma carta de crédito para comprar o veículo desejado.
Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, a contemplação não depende exclusivamente da sorte ou de lances do tipo “quem dá mais”. Existe uma forma de lance que está prevista contratualmente e tem um valor igual em todo mês. Esta modalidade é o lance fixo.
O que é o lance fixo?
Em consórcio, o lance consiste no adiantamento das parcelas que faltam ser pagas pelo consorciado. O lance fixo nada mais é que um valor estipulado desse adiantamento.
Essa quantia é determinada em porcentagem do valor total do consórcio. Por exemplo: se o consórcio for de 100 mil reais, a administradora poderá determinar um lance fixo de, digamos, de 40%. Isso significa que, para ser contemplado, o consorciado precisa ofertar um lance de 40 mil reais.
A porcentagem dos lances fixos, os critérios de desempate – caso haja mais de uma oferta, se há outros tipo de lances no consórcio, quantos serão os contemplados por mês são questões que precisam estar explícitas no contrato. Por isso é fundamental estar atento na hora de fazer um consórcio e realizá-lo em uma instituição de confiança.
Qual a diferença do lance fixo para o lance livre?
No lance livre, não existe um valor estabelecido. Fica contemplado, então, quem oferecer o melhor lance.
Suponha que nesse mesmo grupo de consórcio de 100 mil reais, uma pessoa possa ofertar um lance de 40 mil reais e outra de 45 mil reais. No lance fixo de 40%, quem possui 45 mil reais ofertará somente 40 mil, e a escolha de quem é contemplado fica decidida nos critérios de desempate (geralmente, sorteio). Porém, se ambas concorrem em lance livre, quem ofertou 45% será o vencedor.
Como ofertar lances fixos?
Para fazer lances fixos, ou qualquer outro tipo de lance, o consorciado precisa apresentá-lo nas assembleias mensais, onde ocorrem os sorteios e as ofertas de lances. Para isso, é obrigatório que ele esteja com todas as parcelas em dias, sendo vedada a participação de quem estiver com algum pagamento pendente.
Quando o lance fixo vale a pena?
A grande vantagem do lance fixo é que, por ser previsível, é possível se planejar com antecedência e entrar em grupos de consórcio que estipulem um lance fixo que caiba no seu bolso.
Se você já tem acumulado o valor do lance fixo estipulado, haverá uma chance muito alta de contemplação em poucos meses. Dessa forma, o valor que poderia ser usado, por exemplo, como entrada de financiamento de um carro, pode ser reservado para a oferta do lance fixo a cada mês.
Porém, oferecer um lance fixo sem ter condições de honrar o restante das parcelas não é uma boa ideia. É importante lembrar que é dever do consorciado continuar retribuindo ao caixa comum até quitar completamente o plano.
Faça seu consórcio na Kia Sulpar
A concessionária é líder em oferecer não só os melhores carros, mas também as melhores condições.
O consórcio Kia Sulpar é seguro, transparente e disponibiliza grupos de consórcio onde há o lance fixo como uma das possibilidades de contemplação.
Clique aqui e saiba mais.