Apesar da compra de réplicas parecer um excelente custo-benefício devido aos baixos gastos, não optar por peças genuínas no momento da manutenção pode se tornar um grande prejuízo. Isso ocorre devido à baixa qualidade das peças, que aumentam a necessidade de troca, ampliando também as despesas com as manutenções do veículo, além de prejudicar sua durabilidade e desempenho em decorrência da sobrecarga. Nesse sentido, confira as razões pela qual se justifica a importância do uso de peças genuínas:
Vantagens do uso das peças genuínas
Apesar de parecerem mais baratas e atrativas, as peças paralelas possuem menor durabilidade e podem provocar desgastes ao veículo, tornando os gastos com reparos ainda maiores ao fim. Nesse sentido, as peças genuínas não provocam riscos de sobrecarga aos sistemas do carro, tornando a própria durabilidade do veículo mais extensa. Além disso, diversos outros fatores podem ser citados como a garantia de fábrica, a assistência profissional e o desgaste natural das peças.
Garantia de fábrica
Escolher peças genuínas também é optar pela sua garantia. Ao contrário das peças paralelas, elas asseguram o reparo da peça, caso haja necessidade, e até mesmo sua instalação. Esse recurso oferece maior segurança tanto física, quanto financeira, uma vez que os produtos genuínos são testados com muito rigor e, além disso, é formalizada a preservação do funcionamento das peças compradas.
Peças genuínas
As peças genuínas, possuem características que as demais não são capazes de reproduzir, como os requisitos e cuidados necessários para atender às demandas dos veículos. Toda essa atenção se deve ao fato de que as peças genuínas são produzidas pelos mesmos fabricantes dos automóveis, logo, todo o planejamento, elaboração e execução da peça são realizados por pessoas qualificadas para assegurar o melhor resultado para aquele fim, tanto na qualidade do material utilizado quanto na durabilidade e compatibilidade do produto com o veículo.
Desgaste natural
Todos os bens materiais possuem um período de funcionamento, com isso, as peças dos automóveis não são diferentes. O grande contraste nesse âmbito entre peças genuínas e paralelas, é que as primeiras permitem que seu desgaste seja natural, ou seja, a peça abandona seu funcionamento dentro de um período adequado, assegurando espaçamentos maiores entre as manutenções e revisões do veículo.
Em contrapartida, as paralelas aumentam a frequência desse ciclo, uma vez que seu desgaste é bem maior, forçando o dono do automóvel a fazer trocas com mais frequências e, ainda, diminuindo a segurança do motorista, que terá problemas mais repetitivos com o bom funcionamento do seu veículo em geral.
Revisão na concessionária
Escolher a revisão na concessionária atesta não somente a qualidade das peças, como a segurança no serviço prestado. Ao escolher profissionais especializados, imprevistos e outros problemas técnicos podem ser evitados com mais facilidade. Além disso, as concessionárias são redes autorizadas que garantem o uso de peças genuínas no momento da manutenção do veículo.
Para assegurar uma boa experiência com os automotivos e suas diversas demandas, a Kia Sulpar busca oferecer com excelência a comercialização de produtos e serviços concessionários em Curitiba e Paranaguá, disponibilizando assistência qualificada. Clique aqui e saiba mais.