A violência urbana é, infelizmente, uma realidade presente na vida de muitos brasileiros. Para quem dirige nas grandes cidades, há o perigo constante do carro ser potencial alvo de criminosos em assaltos ou balas perdidas.
Uma solução para esse problema é a blindagem do veículo – que protege os ocupantes de carro de serem vítimas de arma de fogo.
Já pensou em blindar seu veículo?
Conheça, nesse artigo, todos os procedimentos necessários para realizar a blindagem de forma segura e eficiente:
O que é blindagem?
A blindagem de veículos consiste no processo de proteger o automóvel com materiais resistentes à projéteis balísticos.
Nesse processo, materiais como mantas, painéis balísticos e placas de aço são acoplados na parte interna do veículo de forma que ele esteja totalmente protegido contra disparos. O procedimento inclui também a blindagem dos vidros, do teto solar e dos bancos.
Por que blindar o carro?
O objetivo da blindagem é proporcionar mais segurança aos ocupantes do carro. Qualquer cidadão civil que sinta essa necessidade pode contratar o serviço.
Em princípio, qualquer carro com motores acima de 1.0 podem ser blindados, entretanto, o processo agrega mais peso ao veículo – em torno de 150 kg no tipo de blindagem mais comum – de forma que ela acaba sendo recomendada e viável somente para veículos potentes e robustos, como SUV’s, por exemplo.
Dentre os quatro níveis de blindagem disponíveis para a população em geral, o mais usado é o III-A, que suporta projéteis de revólver 44 Magnum, submetralhadora 9mm e armas de calibres menores. Os níveis de blindagem para fuzil e metralhadoras são de uso exclusivo de forças de segurança.
Procedimentos necessários para a blindagem
Quem regula o processo de blindagem de veículos é o Exército Brasileiro, por meio da Portaria nº 55 de 2017.
Quem deseja fazer a blindagem precisa de uma autorização desse órgão, que emite um documento chamado Certificado de Registro (CR). Entre os documentos necessários para a obtenção de CR estão, além de documento de identificação e comprovante de residência, as certidões negativas de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral.
De posse desse documento, o interessado procura uma empresa credenciada para a realização do serviço. Após a conclusão, ela emite uma Declaração de Blindagem. Com a posse dessa Declaração e do CR, o último passo é regularizar o automóvel junto ao Detran de seu Estado, para a emissão de um novo CRLV.
Como escolher a blindadora
Empresas que realizam a blindagem veicular também precisam da autorização do Exército Brasileiro. Dessa forma, realize a blindagem somente com empresas homologadas e certificadas pelo órgão. Além disso, também é obrigatório às blindadoras um alvará do Secretaria de Segurança Pública do Estado onde ela estiver localizada
O cuidado com o material aplicado na blindagem também é fundamental. Certifique-se que a blindadora utiliza apenas mantas e vidros que estejam aprovadas no Relatório Técnico Experimental – RETEX, documento que atesta a qualidade e conformidade dos materiais de blindagem.
Kia Sulpar: a concessionária do seu carro novo
Os melhores carros Kia você encontra na Kia Sulpar. A concessionária é completa: possui as melhores condições de compra, financiamento e manutenção periódica dos veículos Kia. E agora, com o mesmo padrão de qualidade e atendimento, também dispõe do serviço de blindagem para todos os veículos da montadora Kia.
O Grupo Sulpar possui mais de 50 anos no segmento automotivo, sempre se atualizando e oferecendo os melhores serviços.
Mais informações neste link.